quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Projeto de ensino centrado no estudante

No dia 23 de Setembro de 2013 do Centro de Ensino à Distância (CEND) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) foi realizado um encontro entre representantes do CEND e representante do projeto NICHE. Este projeto está dedicado ao ensino centrado no estudante e realiza-se com participação dos gestores, professores e estudantes da UEM, Universidade Maastricht (UM) e Fundação de Gestão e Desenvolvimento de Treinos e Consultas, Holanda.

Do lado do CEND no encontro participaram o diretor do CEND Prof. Doutor Carlos Estrela Brito, a chefe do Departamento de Cursos e Materiais Doutora Nilsa Cherinda e o Prof. Doutor Alexandre Kourbatov. Do lado da Universidade Maastrich foi Annechien Deelman.

No início do encontro a Doutora Nilsa, que já teve contactos com Annechien Deelman, apresentou os participantes uns a outros. Depois pelo pedido do Prof. Kourbatov Annechien Deelman descreveu um bocado as tarefas do projeto.

O projeto começou em Fevereiro de 2011 e termina em Fevereiro de 2015. O objetivo principal do projeto é melhorar a capacidade de ensino da UEM para aumentar o número e a qualidade dos graduados. Dentro do projeto estão previstos os miniprojectos, treinamentos dos gestores e professores, as conferências e visitas mutuais para estudar, trocar a experiência e implementar na UEM o ensino centrado no estudante.

Na realização deste projeto participam representantes de todas as faculdades, escolas e centros da UEM. Infelizmente o CEND foi convidado só para administrar o site deste projeto. Prof. Kourbatov indicou que o CEND tem a experiência de ensino à distância via Internet que representa uma parte importante do ensino centrado no estudante. Por isso seria bom incluir os representantes do CEND no projeto não só para administrar o site.

Para apresentar os resultados de implementação do ensino centrado no estudante na UEM e discuti-los e a metodologia deste tipo de ensino  foi criado este blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário